Independente se você acabou de adquirir um imóvel na imobiliária ou se é um apartamento antigo, é fato que a limpeza é um dos pontos mais importantes no dia a dia.
Afinal, ela ajuda a promover sensação de conforto e aconchego, além de manter a saúde dos moradores em dia e evitar o aparecimento de insetos, por exemplo.
Inclusive, muitas pessoas afirmam que não há nada melhor do que curtir a casa limpa após uma boa faxina.
Contudo, com a rotina cada vez mais corrida, existem novas soluções disponíveis no mercado para tornar a limpeza mais prática e otimizada.
Nesse sentido, os robôs aspiradores conquistada cada vez mais pessoas. Entretanto, por serem relativamente novos, muitas dúvidas surgem sobre eles.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar se realmente vale a pena ter robô aspirador.
Para que serve o robô aspirador?
O robô aspirador é um aparelho que surgiu para ajudar donos e donas de casa a manterem suas casas limpas.
Com autonomia de bateria (que varia de modelo para modelo), ele consegue remover sujeiras do chão, funcionando como uma vassoura ou aspirador.
Portanto, você só precisará se preocupar com essa tarefa doméstica quando for necessário fazer uma limpeza mais profunda, ou seja, em dias em que é necessário puxar os móveis, tapetes e cadeiras.
Independente se você tem animais de estimação em casa ou não, é importante passar a vassoura todos os dias, a fim de evitar acúmulo de pelos e poeira.
Sendo assim, o robô aspirador ajuda a economizar um bom tempo de seu dia, que pode ser usado para outras tarefas importantes, como trabalho ou até mesmo descansar.
Onde usar o robô aspirador?
Esse aparelho doméstico é a pedida ideal para a limpeza dos pisos e sujeirinhas do dia a dia, funcionando para ambientes de piso frio e também em madeira, taco, laminados ou cimentos em espaços internos.
Com as principais características de serem baixinhos e redondos, na maioria dos casos, eles conseguem entrar debaixo de camas e móveis.
Além disso, os aparelhos com rodas maiores e com potência mais alta também se movimentam sobre carpetes e tapetes com facilidade.
Portanto, o único trabalho do morador é retirar os pequenos objetos, cabos e outros itens que possam atrapalhar a rota.
Vale lembrar ainda que os robôs aspiradores mais potentes servem para eliminar as partículas mais pesadas, pedrinhas, objetos e para aspirar carpetes e tapetes.
Sendo assim, é possível encontrar modelos mais econômicos, a partir de 14W e opções mais eficientes e com preço mais elevado, a partir de 200W.
Mas, é importante ressaltar que além da potência, o tamanho do reservatório (que varia entre 100 ml a mais de 500 ml), a bateria para tempo de uso e funções de limpeza também devem ser analisados com atenção, a fim de garantir uma boa escolha.
Além disso, o reservatório geralmente possui filtro e deve ser esvaziado depois de cada sessão de limpeza, a fim de garantir o pleno funcionamento.
Por fim, é recomendado que a peça e o filtro sejam lavados uma vez por mês, conforme as instruções do fabricante.
Como o robô aspirador funciona?
Uma das grandes vantagens, além da autonomia, é que os robôs aspiradores não têm fio, funcionando com bateria.
Além disso, eles possuem escovas giratórias, que jogam poeira, migalhas de comida, pelos de animais e outras sujeiras para baixo do equipamento.
Com isso, o bocal consegue aspirar a sujeira para em um reservatório, sendo que alguns ainda contam com uma peça rotativa no bocal para sujeiras menores, aumentando sua eficiência.
Também é válido lembrar que os robôs possuem rodinhas para se movimentar, assim como sensores para evitar choques e quedas.
Da mesma forma, modelos mais avançados possuem totens de localização, permitindo demarcar áreas proibidas, ou sistema de mapeamento avançado.
Aspiradores mais simples costumam ter somente a operação automática, que alterna entre modos de limpeza em espiral, nos cantos, linha reta e Zigue-zague.
Já modelos mais avançados utilizam outros modos de movimentação para cobrir todo o espaço mapeado, até que os sensores indiquem que não há mais sujeira.
Vale lembrar também que boa parte dos robôs também oferecem a função de passar pano, promovendo ainda mais agilidade para seu dia a dia.
Vale a pena ter robô aspirador?
Bom, como você viu, o robô aspirador é um eletrodoméstico extremamente interessante para quem não tem tempo para cuidar da casa ou quer otimizar o dia a dia.
Sendo assim, podemos dizer que sim, vale a pena ter robô aspirador. Afinal, se adquirir um aparelho de qualidade, não precisará se preocupar com a limpeza rotineira, economizando tempo e até mesmo dinheiro.
Afinal, não será necessário trocar o aparelho ou mandá-lo para o conserto, e nem mesmo contratar um funcionário específico para realizar as tarefas de casa.
Da mesma forma, o tempo que gastaria limpando a casa, pode focar no trabalho e fazer mais dinheiro.