Hoje em dia, o vidro é um tipo de material muito utilizado, haja vista que se trata de algo muito versátil. Sendo assim, é possível usar tanto na construção civil quanto na arquitetura.
É possível explorar o uso desse material em uma série de locais, desce residencial até comercial, o qual é capaz de se apresentar de maneiras distintas.
Devido a essa grande demanda, o ramo de vidraçaria está crescendo cada vez mais, mesmo porque é um material capaz de deixar o ambiente muito mais elegante.
Mas, para aqueles que possuem o intuito de entrar nessa área, é preciso entender melhor sobre esse mercado, bem como os acessórios e ferramentas para abrir uma vidraçaria.
Afinal, não basta saber fazer instalação de portas, box ou o que é bom para limpar janela de vidro, é preciso ter equipamentos, acessórios e algumas máquinas.
Essa é uma dúvida genuína porque, dentre todas, há algumas que são opcionais e outras indispensáveis, que todos precisam ter. Mas quais exatamente são elas? É sobre isso que falaremos a seguir.
Quais as ferramentas para quem vai abrir uma vidraçaria?
Antes de tudo, você vai precisar saber que tipo de serviço irá oferecer na vidraçaria, haja vista que se trata de algo bastante diverso, como:
- Montagem de estante e prateleira;
- Colocação de boxes;
- Esquadrias etc.
No entanto, o ideal mesmo é que a vidraçaria ofereça mais de um serviço, até mesmo para ter um público maior.
Mas, para cada um desses segmentos, é preciso ter diferentes acessórios e ferramentas, os quais podem ser desde o mais básico até o mais específico.
Por isso é importante ter bem definida a área de atuação. Para atuar na colocação de boxes, por exemplo, é vital ter dobradiças e roldanas.
Agora, para fazer tampo de mesa, seria necessário usar protetores e prolongadores também.
Então, para que você compreenda melhor, abaixo iremos falar sobre algumas das ferramentas que você precisa ter em sua vidraçaria.
- Leia também: como melhorar a produtividade em um escritório.
Acessórios
Em relação aos acessórios de vidraçaria, a lista é gigantesca, mas é preciso considerar o seu ramo de atuação para saber aquilo que é pertinente. Dentre os diversos acessórios, citamos os seguintes:
- Tubo de silicone;
- Lixas;
- Parafuso;
- Martelo;
- Colas (contato, fixação e vedação);
- Limpador;
- Medidor de ângulo;
- Trena;
- Metro;
- Alicate rebitador;
- Fita crepe;
- Escada;
- Luvas;
- Impermeabilizante;
- Broca diamante;
- Esquadro;
- Prumo;
- Óculos de proteção;
- Lima chata;
- Ventosas;
- Jogo de chaves Allen etc.
Fora isso, não há como deixar de falar dos equipamentos de proteção individual, os quais são vitais e obrigatórios para todos.
Também é preciso levar em consideração a necessidade de ter alguns itens de limpeza, a fim de manter o local do serviço limpo ao terminar o serviço.
Outra coisa importante de se ter é uma mala de ferramentas própria, para ser possível carregar os acessórios. O ideal é que todos tenham o fundo emborrachado.
O profissional que possui os equipamentos corretos acaba trabalhando com mais agilidade, facilidade e precisão. Assim, acaba mostrando um serviço de maior qualidade.
Uma dica que não poderíamos deixar de falar é sobre a importância de se ter ferramentas, acessórios e máquinas que tenham qualidade.
É verdade que o investimento pode ser um pouco maior, mas com certeza irá valer mais a pena, uma vez que a vida útil e eficiência costumam ser muito maiores.
- Leia também: melhores acessórios para expor os produtos de sua loja.
Máquinas e ferramentas para quem vai abrir uma vidraçaria
Além dos acessórios, também é importante possuir as ferramentas e máquinas corretas, até para otimizar trabalho.
Nesse caso, também há algumas ferramentas e máquinas que são opcionais. Mas, em relação às que são indispensáveis, citamos as seguintes:
- Mesa de apoio;
- Furadeira para vidro simples e duplo;
- Mesa para corte;
- Furadeira de impacto;
- Parafusadeira;
- Máquina para fazer cava;
- Equipamento de instalação;
- Lixadeira para vidro.
Mas, se for necessário fazer um trabalho na casa do cliente, não deixe de levar uma escada profissional, e não as domésticas de alumínio, transformador e extensão de pelo menos 20 metros.
O ideal é estar preparado para qualquer eventualidade, a fim de não ter que usar alguma ferramenta do cliente e acabar não conseguindo fazer algum trabalho por conta da falta de material adequado.
Sendo assim, realize uma pesquisa de preço, até para conseguir encontrar os melhores preços para cada ferramenta.
Caso esteja começando a investir agora no ramo de vidraçaria, opte por aqueles materiais que irão otimizar trabalho e que irão deixar o trabalho mais simples de ser feito.