É fato que a decoração é um dos pontos mais importantes de uma casa ou apartamento. Inclusive, muitas casas em condomínios fechados são vendidas devido ao charme dos ambientes e soluções inteligentes.
No entanto, para quem gosta de estar atualizado, é importante acompanhar as tendências desse universo, principalmente se pretende mudar alguns ambientes de seu imóvel.
Mas, sabemos que não é todo mundo que entende sobre o assunto e sabe onde pesquisar.
Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre as tendências de decoração para 2023 e o que você pode usar em seu novo lar. Vamos lá?
1 – Cores que trazem aconchego
Cores neutras e aconchegantes serão obrigatórias para quem quer investir em uma decoração atualizada conforme as tendências para 2023.
Nesse sentido, podemos dizer que a cor natural dos móveis deve ser aproveitada, assim como cores claras e neutras, como off white, cinza e bege, por exemplo.
Além disso, cores quentes, mas aconchegantes, como terracota, também são boas pedidas.
2 – Texturas misturadas
As texturas são responsáveis por promover uma decoração cheia de personalidade e estilo, sendo que em 2023 estarão em alta.
Inclusive, uma boa pedida é fazer um mix de texturas, não focando apenas nos revestimentos, mas também em móveis, itens decorativos e até mesmo elementos como tapetes, almofadas e mantas.
Com isso, você terá aconchego visual e sensorial em seu dia a dia.
3 – Pedras na decoração
Como vamos explicar mais pra frente, a natureza estará ainda mais presente dentro dos lares brasileiros quando falamos em decoração.
Mas, além das plantas em si, outros elementos farão parte da composição, como as pedras, que podem aparecer como revestimento das paredes ou do piso.
A boa notícia é que existem muitos modelos, permitindo combinar com os mais diferentes estilos de decoração.
4 – Iluminação natural
Outro ponto muito interessante que será ainda mais valorizado em 2023 é a iluminação natural, que será aproveitada de forma inteligente e otimizada.
Sendo assim, é válido investir em portas e janelas amplas, mas além disso, também é possível usar clarabóia e espaços integrados com parada.
Com isso, a iluminação consegue entrar melhor para dentro da casa, principalmente se utilizar tons claros na decoração, como já falamos anteriormente.
5 – Prioridade para o conforto
A pandemia do COVID-19 causou grandes mudanças no comportamento das pessoas e isso se reflete até os dias de hoje.
Sendo assim, podemos dizer que em 2023, o conforto será prioridade nas decorações, transformando a casa ou apartamento em uma espécie de refúgio, ou seja, um lugar agradável, seguro e aconchegante.
Para isso, atente-se a detalhes, como o uso de móveis funcionais e uso de acessórios com toque agradável, como mantas, almofadas, etc.
6 – Natureza indoor
A natureza presente dentro dos imóveis é uma tendência que nunca sai de moda e isso não será diferente em 2023.
Inclusive, para isso, é claro que terão ainda mais flores e plantas nos interiores, responsáveis por criar um espaço ainda mais acolhedor para os moradores.
Portanto, nossa dica é investir em vasos de plantas e flores para compor a decoração, assim como incluir um jardim vertical ou jardim de inverno.
7 – Formas dinâmicas
Outro ponto interessante é que em 2023, os móveis e objetos de decoração com formas dinâmicas estarão ainda mais presentes.
Sendo assim, podemos dizer que são peças com curvas, que resgatam a decoração dos anos 60 e 70. Elas estarão presentes nas cadeiras, ilhas de cozinha, luminárias e espelhos, por exemplo.
Com isso, irão tornar a decoração ainda mais dinâmica e suave, como já citamos anteriormente.
8 – Design biofílico
Não podemos deixar de citar ainda o design biofílico, em que são criados ambientes que valorizam a natureza, a fim de trazer vida, bem-estar físico e mental para os moradores.
Como falamos no outro tópico, a natureza é trazida para dentro de casa, com plantas em espaços de descanso, como sala e quarto.
Mas, além disso, o telhado e/ou parede verde também são soluções inteligentes e sustentáveis.
9 – Janelas coloridas
Por fim, mas não menos interessante, as janelas coloridas também são tendência de decoração para o ano de 2023.
Sendo assim, elas aparecem no uso de uma pintura especial da moldura ou ainda na escolha de cortinas mais estampadas.
Além disso, esses elementos causam um certo impacto no ambiente, transformando a decoração sem precisar investir em grandes reformas e no quebra-quebra.
Então, agora que você conhece quais são as principais tendências de decoração para 2023, já pode iniciar o planejamento de sua nova casa com o arquiteto ou designer de interiores.
Obviamente, esses profissionais já sabem sobre as tendências, mas mesmo assim é importante que você tenha o mínimo de conhecimento, a fim de transmitir sua personalidade aos ambientes.
Dessa forma, temos certeza que além de um espaço bonito e otimizado, você terá muito conforto, praticidade e qualidade de vida em seus dias.