Aromatizador de ambientes: o que usar em cada caso com a aromaterapia?

É fato que o difusor de ambientes ou aromatizador conquista cada vez mais pessoas. Isso porque, ele permite deixar os cômodos cheirosos e com boas energias, contribuindo inclusive para a qualidade de vida dos moradores.

Mas, além de casas e apartamentos, ele também pode ser usado em ambientes comerciais e no trabalho.

Isso porque, ele permite utilizar diferentes aromas, oferecendo sensações distintas e garantido bem-estar no dia a dia.

Contudo, nem todo mundo sabe como usar o difusor de ambientes da melhor forma. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas interessantes.

Entendendo melhor o impacto da aromaterapia no ambiente

Além de oferecer sensação de bem-estar e impactar os sentimentos das pessoas, os aromas também possuem propriedades terapêuticas, que podem até mesmo alterar o estado emocional das pessoas que utilizam determinado espaço diariamente.

melhor óleo essencial para utilizar em seu aromatizador de ambientes
Foto de Canva Pro

Inclusive, isso é chamado de aromaterapia, que nada mais é do que a técnica de utilizar aromas e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular o cérebro.

Vale lembrar ainda que ela é reconhecida como um recurso terapêutico pela OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo que alguns dos seus principais efeitos no organismo são:

  • Promover bem-estar;
  • Fortalecimento das defesas do corpo;
  • Alívio de sintomas de ansiedade e estresse;
  • Indução ao relaxamento;
  • Aumento da qualidade do sono;
  • Melhora de doenças respiratórias;
  • Estímulo de defesas naturais do corpo;
  • Aumento do desenvolvimento cognitivo e de concentração.

Vale lembrar, contudo, que os óleos essenciais são fortes e precisam ser manipulados com atenção, sendo indicado ter a orientação de um profissional especializado.

Além disso, os efeitos promovidos variam de acordo com cada aroma escolhido.

Quais os melhores aromas para cada ambiente?

Por mais que você possa usar o aroma que preferir nos ambientes de sua casa ou até mesmo no trabalho, existem algumas indicações para cada caso. Confira abaixo:

Cozinha

Aromatizador na Cozinha
Imagem Ilustrativa, Canva Pro

A cozinha é um lugar onde ocorre uma grande mistura de cheiros, devido aos alimentos preparados no local.

Sendo assim, óleos essenciais e aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina podem ser uma ótima combinação com esse espaço.

Além disso, também existem outras opções interessantes, como os aromas de especiarias, por exemplo, canela, tomilho, manjericão e erva doce.

Isso porque eles conseguem neutralizar cheiros fortes, como frituras.

Sala de estar

Aromatizador na Sala de estar
Imagem Ilustrativa, Canva Pro

Esse é o lugar onde mais se recebe visitas na casa, principalmente amigos e família. Portanto, o ideal é apostar em aromas convidativos e que promovam sensação de aconchego na sala de estar.

Alguns exemplos são os aromas do cravo e canela, que estimulam a interação, ao mesmo tempo que promovem bem-estar.

Além disso, outras alternativas são alecrim, verbena e laranja doce.

Quarto

Aromatizador no Quarto
Imagem Ilustrativa, Canva Pro

Esse é um ambiente que precisa ser mais tranquilo, visto que é o local onde dormimos. No entanto, também pode ser usado para momentos de sensualidade e até mesmo concentração.

Sendo assim, se o foco for descansar e dormir bem, aposte em aromas de óleos essenciais, como lavanda, camomila, melissa e mandarina.

Já em outras situações, quando quiser um ambiente mais romântico, por exemplo, aposte em aromas de rosa, jasmin, néroli, cardamomo, patchouli, sândalo, ylang e ambrette.

Agora, se o quarto também for usado como ambiente de estudo, aposte em aromas como eucalipto e cedro.

Banheiro

Aromatizador no Banheiro
Imagem Ilustrativa, Canva Pro

Já o banheiro deve estar sempre associado com limpeza. Portanto, os principais aromas para esse tipo de ambiente são os mais frescos, como as flores de lavanda, gerânio, palmarosa e flor de cerejeira.

Além disso, algumas essências podem até mesmo ser bactericidas, como o pinho siberiano, hortelã, eucalipto, capim-santo, alecrim e citronela.

Trabalho

Aromatizador no Trabalho
Imagem Ilustrativa, Canva Pro

No trabalho, também existem indicações de cheiros para cada cômodo, sendo importante entender as preferências olfativas de quem irá ficar no espaço e também o perfil de seu ambiente de trabalho, a fim de provocar as sensações certas nos colaboradores e visitantes.

Na recepção, por exemplo, é interessante apostar em aromas como topázio, cedro e noz moscada, pois trazem uma energia positiva e de boas-vindas.

Afinal, esse é o primeiro contato do cliente com sua empresa e ela precisa passar uma boa impressão.

Já na sala de reunião, por ser um espaço menor, não é necessária uma fragrância muito forte, podendo apostar em perfume para ambientes em spray.

Além disso, o aromatizador elétrico é uma boa pedida, com aromas como capim-limão e eucalipto, que ajudam a dar energia.

Por fim, a copa do trabalho é parecida com a cozinha, tendo o cheiro marcado pelas refeições. Sendo assim, as fragrâncias cítricas também serão excelentes por aqui, como a laranja, limé, limão e mandarina.

Por fim

Então, agora que você sabe quais são os aromas mais indicados para diferentes ambientes, seja em sua casa ou no trabalho, já pode colocar em prática nossas dicas e adquirir as essências ou óleos essenciais.

Dessa forma, você irá garantir maior sensação de bem-estar no dia a dia, durante as mais diferentes tarefas.

Deixe um comentário