Um triturador de alimentos é um utensílio que pode ser um grande aliado do meio ambiente e que evita a geração de lixo orgânico em excesso.
Sua utilidade e praticidade são conhecidas há muito tempo fora do Brasil, mas, ultimamente, também têm ganhado popularidade por aqui.
Mas as grandes questões são: por que comprar um e como escolher esse equipamento?
Responder essas perguntas é, justamente, o objetivo deste texto. Continue com a leitura e saiba tudo o necessário antes de fazer sua compra!
Para que serve um triturador de alimentos?
Como o nome sugere, o triturador de alimentos serve para fragmentar, em pedaços bem pequenos, os resíduos de alimentos jogados na pia ou que iriam para o lixo comum.
Em outras palavras, ele mói os restos alimentares que ficam no prato e não são comidos.
O material resultante disso é levado, pelo próprio sistema do equipamento, ao esgoto. Isso é útil para evitar o descarte de resíduos orgânicos no lixo ou seu acúmulo no encanamento.
O triturador, no caso, é instalado embaixo da pia, no local onde normalmente fica o sifão (no caso, este é substituído pelo anterior).
Vários tipos de estrutura comportam o utensílio, como as cubas simples ou cubas duplas para cozinha, desde que elas sejam compatíveis com o triturador.
Quais as vantagens de um triturador?
Ter um triturador instalado em casa confere algumas vantagens, como a diminuição do acúmulo de lixo.
Isso, além de ser muito benéfico para o meio ambiente, também evita a geração de mau cheiro e o possível aparecimento de insetos que se alimentam de restos orgânicos (como baratas e formigas).
Outra coisa que pode ser destacada é a praticidade e facilidade de uso. Normalmente, o aparelho é acionado por um botão próximo à pia.
Basta, depois de ligá-lo, jogar os resíduos alimentares no ralo e pronto, a cozinha estará livre do lixo orgânico.
Diferenças entre triturador e processador de alimento
É comum haver confusão na conceituação do triturador e do processador de alimentos.
Mas, na realidade, a diferença entre eles é bem simples. O primeiro, como explicado anteriormente, é acoplado junto à pia da cozinha e serve para moer restos orgânicos que devem ser descartados.
O segundo, o processador, também é usado para triturar alimentos, mas não com o intuito de descartá-los, e sim com o objetivo de mudar sua forma original para preparar receitas ou mesmo para facilitar sua ingestão.
O processador, portanto, é um utensílio eletrodoméstico portátil que lembra bastante o liquidificador.
Em linhas gerais, o triturador facilita a eliminação de restos de comida, enquanto o processador muda a forma dos alimentos (fatia, corta, mói) para eles serem consumidos.
O que pode e o que não pode colocar num triturador
Apesar de ser um equipamento incrível, o triturador não é capaz de tratar alguns tipos específicos de resíduos alimentares.
Coisas como óleo, outros tipos de gordura e materiais não orgânicos (embalagens de plástico, metal, vidro) não devem ser colocados no triturador.
Por outro lado, restos de frutas, legumes, verduras e outros vegetais (com exceção de talos), bem como ossos pequenos, casca de ovo, arroz e feijão podem ser descartados com o auxílio do triturador sem nenhum problema.
Como escolher o triturador de alimentos?
Alguns pontos devem ser observados na hora de escolher o melhor equipamento para sua pia. Antes de comprar um, atente para as seguintes coisas:
- Potência do equipamento;
- Tempo de garantia;
- Quanto de barulho é produzido (isso varia de acordo com o tipo de triturador);
- Capacidade do reservatório embutido;
- Voltagem;
- Qualidade da câmara de trituração;
- Características da pia;
- Existência de funcionalidades extras no equipamento.
Tudo isso deve ser levado em consideração para que o produto escolhido atenda a sua demanda de trituração.
Outras duas coisas que também podem influenciar na escolha é a reputação da fabricante e se existe suporte técnico da marca na região onde você mora (isso é importante).
Bem, essas são as principais informações sobre o que é o triturador de alimentos, como funciona e como escolher o melhor.
Leve tudo isso em consideração na hora de comprar um para sua casa e faça, assim, a melhor escolha possível.