Seja em construção ou reforma, é preciso saber a técnica de como colocar manta no telhado para melhorar a durabilidade.
O telhado por estar constantemente exposto às alterações climáticas como sol, chuva, vento forte e poluição se tornam mais suscetíveis a sofrerem danos como falhas e trincas entre as telhas.
E como consequência, acontecem algumas infelicidades que são o pesadelo de qualquer proprietário de imóvel como goteiras e infiltrações.
Além de danificar o forro, a laje e as estruturas da residência, esse tipo de situação demanda manutenção e despesas extras.
Para ser possível evitar essas adversidades, a manta para telhados, atualmente, é a solução ideal.
Além de ser um material impermeabilizante, a utilização das mantas também podem promover uma melhora no isolamento térmico e acústico da residência, deixando o ambiente mais agradável tanto no inverno quanto no verão.
O que é manta para telhado?
A manta para telhado serve como solução impermeabilizante para prevenção de goteiras e infiltração em construções.
Esse material é utilizado em telhados e lajes como forma de evitar passagem de água que acontecem em razão de trincas nas telhas e tempestades.
Além de ajudar na prevenção contra essas adversidades, o material também proporciona maior conforto acústico e térmico ao ambiente.
Por ser mais uma obstrução física, as mantas térmicas auxiliam no bloqueio de ruídos e na redução da temperatura.
Assim, em muitos casos, é possível dispensar o uso de um climatizador de ar.
Hoje em dia, encontramos vários tipos de mantas de telhado, em versão líquida ou fabricadas a partir de materiais como alumínio, poliéster e polímeros elásticos.
Como colocar manta no telhado?
Há diversas maneiras de aplicar a manta ao telhado, tudo vai depender da técnica do profissional e do tipo de manta.
A seguir, iremos explicar como é aplicada a manta antitérmica aluminizada, que já vem pronta para ser instalada e proporciona a proteção contra infiltração, temperatura e ruídos.
Neste passo a passo, consideramos um tipo de manta no qual a emenda é realizada utilizando fita dupla face, o que faz com que o processo fique bem mais prático.
1. Cubra o chão com plástico
Estique um plástico sobre a laje e depois estique a manta térmica por cima. Esse passo é uma opção para quem acha melhor esticar toda a manta sobre a laje para somente depois colocar sobre o caibros e cumeeira.
Estender as faixas da manta sobre a superfície para fazer as emendas assegura mais firmeza no processo, proporcionando um acabamento para valorizar o imóvel.
2. Estenda a manta sobre o plástico no telhado
Abra a manta por cima do plástico no chão no cumprimento do telhado horizontalmente com o lado do alumínio voltado para cima, deixando a área completamente coberta.
Faça um corte da faixa do tamanho que deseja.
3. Reforce as emendas com fita adesiva
Lateralmente a primeira faixa de manta térmica, estenda a próxima faixa mantendo distância para prender uma manta na outra utilizando a fita dupla face.
Com as mãos, pressione bastante uma faixa de manta na outra para que a fita adesiva fique bem presa. Sobre as emendas, coloque a fita de alumínio, para fortalecer as faixas e assegurar que não aconteça a passagem de qualquer infiltração.
4. Posicione a manta sobre a cumeeira e os caibros
Nesse momento, é importante tomar bastante cuidado para não acabar corrompendo a manta ou enroscando em pregos, ou ripas próximas, estenda a manta por cima da cumeeira e caibros.
Prenda a manta nos caibros utilizando pregos ou fitas para deixar o material bastante esticado.
5. Coloque os contra caibros e as ripas
Em seguida, no mesmo sentido dos caibros, finque os contra caibros em todo o telhado para prender a manta.
Depois, utilize as ripas em sentido oposto aos contra caibros para fixar ainda mais a manta e fortalecer a estrutura da cobertura.
Ao instalar as ripas, seja cuidadoso para não pregar as ripas na manta ou até mesmo pisar nela.
6. Cubra com as telhas
Ao finalizar a instalação da estrutura de contra caibros e ripas, faça a instalação normalmente das telhas.
Observe se as telhas foram bem colocadas, pois, da mesma maneira como o uso da manta, a instalação adequada das telhas também proporciona mais segurança na prevenção de goteiras e infiltrações.