São muitos os fatores que podem fazer com que uma casa ou apartamento se torne mais valorizado na imobiliária para o mercado, como metragem, localização, infraestrutura do condomínio, etc.
Justamente por isso, eles devem ser observados com atenção na hora de avaliar um imóvel.
No entanto, um aspecto bastante relevante, mas que às vezes pode passar despercebido é o acabamento da propriedade, sendo que com algumas alterações, é possível elevar o valor do bem perante ao mercado e lucrar ainda mais com a venda.
Mas, se você é leigo no assunto ou quer entender mais sobre valorização de casas e apartamentos, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba como o acabamento pode valorizar um imóvel.
Quais são os principais serviços realizados na fase de acabamento?
Assim como acontece nas fases de planejamento e execução, o acabamento de casas e apartamentos passa por diversos processos.
Todos eles têm como principal objetivo dar forma ao projeto, deixando-o com a aparência previamente planejada pelo arquiteto e desejada pelos proprietários.
Sendo assim, os principais serviços que englobam a fase de finalização de uma reforma são:
- Revestimento dos pisos: porcelanatos, cerâmicas, réguas de madeira e outros materiais devem ser aplicados de acordo com o tipo de ambiente;
- Revestimentos dos forros: podem ser de gesso, lâminas de madeira ou trabalhos de pintura;
- Revestimento das paredes: engloba desde pinturas internas e externas, até o assentamento das peças decorativas, como pastilhas, ladrilhos e pedras;
- Bancadas do mobiliário: mármores, granitos, chapas de madeira e outros recursos podem destacar os tampos e até mesmo as bases de balcões;
- Louças e metais: nessa etapa, são definidos os itens usados em áreas como banheiros, lavanderias e cozinhas, incluindo peças como tanque, vaso sanitário, torneiras e toalheiros.
Vale lembrar que outros recursos também podem ser incluídos durante o acabamento, como caixilhos e esquadrias, rodapés, fiações e componentes da rede elétrica, modelos de fechadura digital e armários planejados.
Mas, tudo irá depender do tipo de projeto, necessidades e preferências do cliente.
Por que o acabamento é importante?
Quando falamos de um projeto arquitetônico, devemos deixar claro que nenhuma etapa é mais relevante do que outra.
Afinal, todas têm um peso importante no resultado e devem ser desenvolvidas com cuidado.
Contudo, existe um detalhe que diferencia o acabamento dos outros processos, que nesse caso é a estética.
Ela é um dos ingredientes mais importantes para a personalização do imóvel, permitindo criar espaços totalmente exclusivos, o que é muito valorizado pelos compradores.
Por mais que outras fases também exijam materiais de qualidade e que sejam resistentes, elas não demandam uma preocupação tão grande com a questão visual.
Por outro lado, no acabamento isso já começa a ser mais valorizado, pois é por meio dele que é possível conquistar e encantar um possível comprador, criando soluções que aliam beleza, conforto e funcionalidade.
Nesse sentido, quando cada parte do imóvel é planejada com excelência, é mais fácil transmitir o estilo desejado para os ambientes.
Sendo assim, podemos dizer que quando a finalização é feita de maneira adequada, as pessoas conseguem visualizar o apartamento nos mínimos detalhes, permitindo que elas visualizem como seriam morar ali, desfrutando de todos os diferenciais que o imóvel pode oferecer.
Importância de utilizar materiais de primeira linha
Se um acabamento de boa qualidade já contribui para a valorização do imóvel, quando ele é feito com materiais de alto nível, isso é ainda melhor.
Inclusive, muitas incorporadoras investem em materiais e produtos top de linha para agregar um diferencial aos empreendimentos.
Portanto, ao mesmo tempo, em que conseguem deixar os apartamentos mais agradáveis para os proprietários, também os mantêm atraentes para futuras vendas.
Ou seja, os imóveis e empreendimentos que possuem materiais de primeira linha, passam a ser mais valorizados pelo mercado que os demais.
A boa notícia é que os recursos disponíveis para compor os imóveis de alto padrão são os mais variados.
Sendo assim, é possível encontrar as alternativas que mais se adequam ao estilo da residência e ao gosto do público que deseja atingir.
Inclusive, uma boa dica, caso queira disponibilizar um apartamento para venda e realizar uma reforma, é pedir algumas dicas para a imobiliária.
Afinal, ela saberá qual o perfil mais interessante e dar ideias interessantes para que seu imóvel se torne ainda mais valorizado.
Portanto, como você viu, a fase de acabamento de uma construção ou reforma é primordial e merece atenção não apenas dos profissionais envolvidos, mas também dos proprietários que desejam valorizar sua propriedade.
São diversas etapas que fazem parte do processo e cada uma delas pode impactar os possíveis interessados de formas diferentes.
Sendo assim, nossa dica é que você conte com a ajuda de especialistas, como arquiteto ou designer de interiores, além de conversar com a imobiliária em que irá disponibilizar o apartamento.
Com isso, você garante um projeto completo e adequado ao público que deseja atingir.