Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é hora de pensar em como personalizar o apartamento, a fim de torná-lo mais aconchegante e adaptado às suas necessidades e gosto pessoal.
Nesse sentido, cada vez mais pessoas adotam um animal de estimação para fazer companhia e ter um espaço para pet em casa é muito importante para garantir melhor organização, otimização da rotina e diversão para o animal.
Contudo, sabemos que nem todo mundo sabe como montar o espaço ideal e por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas para você montar e decorar seu espaço para pet.
1. Escolha o local
O primeiro passo é escolher o local onde será o espaço destinado para seu pet. Pense que ele precisa fazer suas necessidades, dormir e brincar.
Portanto, o ideal é que seja um ambiente multiuso, mas também bem delimitado para cada uma dessas atividades.
Você ainda pode utilizar um cantinho vazio de sua casa, como um quartinho ou aproveitar pequenos espaços para pets menores, como embaixo da escada.
Vale lembrar ainda que é importante optar por aqueles que sejam fáceis de limpar, como sacada, lavanderia ou área gourmet.
2. D.I.Y.
Depois de escolher o lugar ideal, invista em uma casinha aconchegante para o pet descansar. Ainda que existam modelos prontos, você também pode personalizá-los para que a área fique ainda mais bonita.
Uma boa dica é pintar toda a casinha ou incluir detalhes, sempre com uma tinta atóxica, é claro. Da mesma forma, é possível construir do zero, sendo que na internet existem vários tutoriais para ajudar.
3. Atente-se aos tecidos
É muito importante considerar o tecido do restante do ambiente, principalmente para quem tem gatos. Sendo assim, prefira sofás com tecidos lisos para que não soltem os fios facilmente, como vinis, lonas, couros e os impermeáveis.
Todos eles são bonitos e extremamente fáceis de limpar, o que ajuda bastante no dia a dia.
Também é importante tomar cuidado com o tapete, que deve conter texturas mais resistentes e, se possível, impermeáveis.
4. Observe o piso
Em sua nova casa o piso merece atenção, pois se for muito liso, pode ser escorregadio e causar até mesmo problemas nas articulações do cão ou gato.
Sendo assim, prefira aqueles que não absorvem a urina dos animais e são fáceis de limpar, como o vinílico.
Da mesma forma, o piso de porcelanato também conta com opções interessantes, como os com acabamento acetinado ou natural, que não recebem a camada extra de esmalte.
5. Tenha um pet wash
Uma ótima dica é ter um espaço dedicado para dar banho em seu pet em casa. Se tiver um espaço no quintal, varanda ou área de serviço, instalar um chuveiro e uma área específica feita em revestimento, com certeza irá facilitar o dia a dia.
Inclusive, construir essa estrutura um pouco mais alta irá te ajudar a não ficar agachado ou de forma desconfortável na hora do banho.
6. Considere as plantas
É muito importante pensar na segurança dos pets, sendo que eles não devem ter acesso a locais que ofereçam qualquer tipo de perigo para eles.
Sendo assim, é primordial instalar telas de proteção em todas as janelas e colocar grades.
Da mesma forma, não deixe ao seu alcance alguns itens, como produtos de limpeza que possam instigar a curiosidade dos bichinhos ou plantas que podem causar intoxicação.
Algumas espécies tóxicas para os animais são costela de adão, espada de são Jorge, azaleia, folha da fortuna, prímula ou primavera, comigo ninguém pode, etc.
Por fim, não se esqueça de não deixar itens espalhados pela casa, como fios elétricos, cabos e carregadores.
7. Mantenha a organização
É primordial manter o espaço bem organizado no dia a dia. Para isso, utilize armários e caixas organizadoras, que podem armazenar utensílios como brinquedos, itens de higiene e roupinhas.
Além disso, potes transparentes para ração e petiscos são uma ótima pedida para serem colocados em estante, armário ou nichos.
Dessa forma, você ajuda a conservar a comida do pet, evitando umidade e contaminação.
8. Escalada para gatos
Por fim, os gatos são verdadeiros caçadores e, se o espaço permitir, invista em uma estrutura escalável na parede.
Dessa forma, você mantém o animal entretido e decora o ambiente de uma maneira diferente.
Você pode fazer estruturas com nichos e chapas de MDF, basta firmá-las na parede e criar caminhos por onde o gato possa escalar, explorando também as cores.
Então, agora que você sabe como montar sua área pet, já pode colocar nossas dicas em prática.
Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como manter a organização no dia a dia.
Dessa forma, você garante o máximo de conforto para seu pet, sem prejudicar o dia a dia dos moradores, devido à limpeza.
Além disso, brinquedos serão grandes aliados para garantir a distração e manter os bichinhos ativos.