Muitas pessoas são apaixonadas por plantas, e com isso, procuram ter em qualquer lugar que vão morar.
Acontece que, algumas pessoas procuram fazer em suas varandas de apartamento algumas pequenas hortas, e com isso, ter algumas hortaliças.
No senso comum, é dito que apartamento é algo que não combina com plantação, mas isso vem mudando.
Se este é um dos hobbies que você quer procurar desenvolver, vamos te dar algumas dicas para você acertar na hora de fazer a sua horta em apartamento.
Procure por locais na varanda que tenham raios de sol
Procure verificar se o sol bate na sua varanda, caso a afirmação seja contrária, procure colocar a sua horta em algum local do apartamento que tenha a incidência de raio de sol com no mínimo 3 horas diárias.
Vale lembrar que para estas hortaliças crescerem é necessário este tempo mínimo de luz.
Procure atentar-se na escolha dos vasos
O que muitas pessoas estão percebendo é a tendência ser plantar em vasos, e fazer sua horta assim.
Procure por recipientes com furos, e tenha pratos, para assim, a água pode escorrer e a planta ter sempre uma rotatividade.
Procure vasos que tenham uma profundidade mínima para que as raízes possam crescer. Opte por vasos que tenham entre 6 e 15 centímetros, pois estes, permitem que o plantio da maioria das ervas e temperos possa ocorrer da melhor forma.
Procure terra de qualidade
É recomendável que à terra tenha uma boa qualidade, sendo assim, procure escolher uma boa.
Isso fará total diferença, principalmente, pois as plantas precisam de nutrientes e uma boa terra irá proporcionar isso.
Imagem Ilustrativa, Depositphotos
Procure terras mais esponjosas, isso fará com que haja troca gasosa e mantenha uma boa umidade.
Vale lembrar que, se você deseja que a sua horta em casa cresça, terá de recriar as mesmas condições do ambiente original que a planta viva, ou é propício para ela crescer.
Se atente aos detalhes, principalmente para saber como fazer o ambiente correto, pois, repor os nutrientes é o grande segredo.
Bons brotos e sementes
Se você está iniciando na plantação e deseja ter resultados rápidos e bons, procure começar comprando brotos. As hortaliças mais comuns para isso são:
- Alface,
- Tomate,
- Cebola e Feijão.
Mas, procure bons fornecedores para isso. Tome cuidado no momento de plantar os brotos, para que você não danifique as raízes.
Faça furos grandes na terra e coloque com cuidado os brotinhos, e após isso, coloque à terra e pressione com bastante cuidado, e ao final, regue ela de forma moderada.
Observe a quantidade de água de cada planta
Cada planta tem a sua quantidade específica de água a ser colocada diária ou periodicamente, sendo assim, cada um tem seu tipo de rega. Algumas plantas devem ser molhadas nas folhas, outras nas raízes.
Outro fator que você deverá levar em consideração é a região do país em que você reside e em qual estação do ano nos encontramos.
Dependendo destes fatores, eles precisam de mais ou menos água, devido ao clima do ambiente e dos níveis de umidade disponíveis.
Procure fazer a rega no começo da manhã ou ao final da tarde.
Correta adubação
É uma lógica o que a ciência afirma há anos, que as plantas retiram do solo o que é necessário para elas crescerem.
E assim, para que elas possam crescer de forma otimizada, você precisará dar-lhes o que elas precisam para crescer, ou seja, uma boa terra.
Com a constante plantação, o solo acaba empobrecendo, e com isso os nutrientes dos vegetais também.
Sendo assim, procure bons adubos para estar adicionando as terras das hortaliças.
Saiba o que faz bem ou mal para as plantas
Algumas coisas podem fazer bem ou mal as suas hortaliças e plantas. Pode ser que apareça alguns parasitas, como, por exemplo, os pulgões, eles acabam com as hortas.
Do contrário, podem aparecer alguns benéficos como, por exemplo, as joaninhas.
Se você ver uma Joaninha aparecendo próximo das suas hortaliças, não se preocupe, pois, elas comem os pulgões.
Elas são o tipo de anti parasitas natural mais eficaz disponível naturalmente.
Se você perceber a presença de abelhas, não se preocupe também, pois elas são responsáveis pela polinização de plantas e ajudam na produtividade da horta.