A cozinha é com certeza um dos cômodos mais importantes de uma casa ou apartamento. Inclusive, boa parte das pessoas enquanto buscam o imóvel dos sonhos com a imobiliária avaliam esse ambiente com muita atenção e cuidado.
Inclusive, outras ainda preferem fazer pequenas reformas, a fim de garantir maior personalização.
Nesse sentido, a pia é o elemento principal da cozinha, permitindo lavar e secar louças, organizar o preparo das refeições, manter a decoração em dia e armazenar outros utensílios ao longo do tempo.
Sendo assim, é primordial que a escolha da pia seja feita com muito cuidado, a fim de garantir harmonia estética e praticidade no dia a dia.
Contudo, sabemos que não é todo mundo que sabe como escolher essa peça.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como escolher a pia da cozinha. Vamos lá?
Tire as medidas
O primeiro passo é tirar as medidas de sua cozinha para entender onde ela será instalada e se atende às suas necessidades.
Dessa forma, você garante harmonia ao ambiente, enquanto promove praticidade e funcionalidade em seu dia a dia.
Além disso, é importante ficar atento para evitar que ela fique desproporcional, ou seja, nem muito grande e nem muito pequena no local.
Entenda quais são suas necessidades
Outro ponto relevante é considerar suas necessidades.
Por exemplo, se você gosta de cozinhas e faz isso com frequência, é importante que a pia seja adequada às atividades, tanto em relação ao tamanho, quanto altura, material, etc.
Sendo assim, considere sua rotina do dia a dia, número de moradores da casa, utensílios que pretende deixar sobre ela, etc.
Portanto, nossa dica é contar com a ajuda e orientação de um profissional.
Escolha o tamanho
Outro ponto importante é o tamanho. Geralmente, elas têm cerca de 3 metros, pois assim podem evitar deformações ou rachaduras de certos materiais.
Já quando falamos de largura, a medida recomendada é de, pelo menos, 60 centímetros, a fim de garantir a funcionalidade da peça.
Além disso, lembre-se de que a escolha deve ser feita com o tamanho do gabinete.
Conheça os materiais
Existem diversos materiais que podem ser usados para construir sua pia de cozinha e você precisa conhecer os principais e suas características para conseguir escolher o ideal. Confira abaixo quais são eles:
Aço inoxidável
Essa pia se destaca por ter um ótimo custo-benefício, além de ser muito fácil de limpar.
Contudo, é uma opção mais engessada, visto que possui poucas opções de configurações.
Granito sintético
O granito sintético oferece uma grande variedade de cores, possuindo boa durabilidade, além de ser fácil de limpar e resistente a manchas.
Contudo, não pode receber panelas quentes, pois acaba sendo danificado.
Mármore
O mármore é uma pedra natural extremamente resistente e durável, combinando com diferentes estilos de cozinha e promovendo elegância ao ambiente. Contudo, o preço é mais elevado na hora de comprar e manter.
Granito
O granito possui alta durabilidade, sendo muito resistente a rachaduras, manchas e calor.
Além disso, exige menor manutenção que outras pedras naturais, mas dependendo do caso, é importante realizar a impermeabilização da peça.
Madeira
Por fim, a madeira traz sensação de aconchego e elegância, mas por ser um material poroso, deve ser impermeabilizada e assim evitar a proliferação de bactérias.
Considere a cuba
Existem diferentes tipos de cuba disponíveis no mercado, sendo que os mais comuns são as cubas integradas, de embutir e sobrepor.
Cada um deles irá atender a uma demanda específica de sua casa.
Portanto, indicamos conversar com um profissional especializado, a fim de garantir a escolha ideal para suas necessidades e dia a dia.
Avalie o estilo de decoração de sua cozinha
Outro ponto importante é que a pia da cozinha irá impactar diretamente no visual do ambiente.
Sendo assim, é importante que o material e acabamento sejam escolhidos conforme o estilo de decoração.
Por exemplo, para uma cozinha moderna, o granito preto é uma ótima pedida, assim como o mármore.
Já para um ambiente rústico, a pia de madeira pode ser a melhor opção.
Não se esqueça da altura
Por fim, a altura da pia vária entre 78 cm a 110 cm e a escolha irá depender da estatura de quem mais irá utilizar o local.
Isso porque, é importante garantir o conforto no dia a dia enquanto você cozinha, lava a louça ou realiza outras atividades.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que a escolha da pia ideal será muito mais fácil.
Contudo, é importante lembrar também que a ajuda de um profissional especializado, como um arquiteto ou designer de interiores, será um grande diferencial.
Isso porque, eles têm maior experiência e conhecimento, podendo oferecer soluções práticas e adequadas para suas necessidades, desejos e demandas do dia a dia.