Os móveis de plástico são feitos com moldes de injeção, sendo uma das melhores opções para quem quer economizar, sem deixar de lado a qualidade.
Afinal, existe uma grande variedade disponível no mercado e graças à injeção plástica, eles podem ter os mais diferentes formatos, funções, cores e tamanhos.
Indicados principalmente para ambientes externos, como jardins, varandas e áreas de piscina, eles são muito resistentes.
É fato que com o tempo, podem perder a cor ou qualidade, especialmente se não tomar os devidos cuidados.
Isso porque, intempéries como vento, chuva e sol forte são bastante agressivas.
Um dos pontos mais importantes é a higienização, principalmente pelo fato de que os móveis ficam expostos ao tempo.
No entanto, existem outros cuidados que você precisa ter com os móveis de plástico, principalmente se deseja aumentar sua durabilidade.
Então, se quiser saber quais são eles, continue acompanhando o texto até o fim, que nós preparamos em parceria com a imobiliária Rota do Sol, especializados em apartamentos em Mariscal à venda no Brasil.
Higienização adequada
Por mais que exija uma limpeza adequada de tempos em tempos, a manutenção dos móveis de plástico é muito simples.
Você só precisa ter em mãos detergente neutro, água e uma esponja macia.
A água servirá para remover os resquícios do detergente nas peças, pois caso fique impregnado, pode afetar a qualidade e vida útil de cada um dos móveis de plástico.
Se preferir fazer a lavagem a seco, deve-se utilizar um pano úmido com água para eliminar possíveis restos de detergente.
Para finalizar, você só precisa de um pano macio e bem seco, de preferência de algodão.
Isso porque, como a água tem cloro, produtos na cor branca podem ficar manchados se ficarem secando no sol.
Para limpeza mais pesada, uma boa dica é usar água e uma pasta de bicarbonato de sódio.
Para isso, utilize a esponja, esfregue a área e deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar e secar com o pano.
Evite exposição excessiva ao sol
Por mais que os móveis de plástico sejam próprios para ambientes abertos, isso não significa que eles podem ficar expostos às intempéries 100% do tempo.
Isso porque, com o tempo, podem ficar manchados e desbotar a cor.
Sendo assim, na hora de comprar os móveis, nossa principal dica é que você invista em produtos de qualidade, de preferência com o selo do INMETRO.
Isso comprova que eles têm garantia e que passaram por testes de durabilidade e segurança. Vale lembrar ainda que existem alguns produtos específicos, como as ceras para plástico.
Elas são ideais para reduzir os danos causados pelos raios solares, além de evitar ressecamento e o acúmulo de poeira e sujeira.
Armazenagem correta
Como falamos, os móveis de plástico podem perder sua beleza e funcionalidade se ficarem muito tempo expostos ao sol e outras intempéries.
Sendo assim, uma boa dica é guardá-los em local fechado quando não estiverem em uso. Isso pode ser em um pequeno almoxarifado da casa ou até mesmo em um cantinho da área gourmet.
Afinal, se ela for coberta, irá proteger os móveis, como cadeiras, espreguiçadeiras e mesas da ação do tempo.
Devemos lembrar que isso não significa que os produtos não podem ficar expostos ao tempo, mas sim que se você tiver esses pequenos cuidados, pode aumentar a vida útil das peças de forma significativa.
Retire os móveis quando for lavar o quintal
Por fim, mas não menos importante, é comum limpar as áreas externas da casa de tempos em tempos.
No entanto, por serem espaços expostos ao tempo a todo o momento, é comum usar produtos de limpeza mais pesados e agressivos.
Sendo assim, é importante retirar os móveis do local durante a faxina.
Isso porque, dependendo do que usar para a higienização, pode acabar danificando o material e até mesmo corroendo o plástico, fazendo com que você perca a peça. Então, para evitar problemas, sempre guarde os móveis quando não estiverem em uso.
Conslusão
Agora que você sabe como cuidar de seus móveis de plástico para aumentar sua durabilidade, já pode colocar em prática nossas dicas.
Lembre-se que quanto melhor cuidar das peças, maior será sua vida útil.
Dessa forma, terá o melhor custo benefício, visto que móveis de plástico são mais acessíveis e você ainda garante que fiquem bonitos por mais tempo.