Quarto montessoriano: saiba como montar. Provavelmente você já se deparou com fotos de quartos infantis com uma cama baixinha, móveis proporcionais à altura da criança e elementos lúdicos.
O encanto desses quartos enche os olhos, mas trata-se de uma ideia que é bem mais que só um “quartinho bonito”: são os quartos montessorianos, que seguem o estudo pedagógico da médica e educadora Maria Montessori.
Esse método proporciona a liberdade para a criação e oferece diferentes estímulos à criança, com o intuito de desenvolver desde cedo a autonomia do bebê, explorando ao máximo o ambiente ao seu redor.
Apesar de ter sido preparado com estudos relacionas à melhoria do aprendizado de crianças que tenham deficiência mental, o método é cada dia mais buscado por pais e mestres.
E nada melhor do que começar essa experiência pelo quarto, fazendo adaptações para ser um espaço de estímulo à autonomia, desenvolvimento e independência da criança.
Como montar um quarto montessoriano?
Agora que você já sabe o que é o método montessoriano, chegou a hora de montar um espaço como esse para seu bebê.
Preparamos um passo-a-passo para te ajudar na montagem, veja:
Passo 1: escolher uma cama montessoriana
Diferente do bercinho de bebê, que faz com que a criança dependa dos pais para fazer qualquer movimento, a cama montessoriana fica o mais baixa possível, permitindo que a criança se levanta sozinha sempre que quiser.
Outro aspecto positivo desse tipo de cama é a proximidade com o chão – isso evita que a criança sofra algum acidente tentando escalar o bercinho de bebê.
Se deseja estimular ainda mais a curiosidade da criança, a sugestão é dar preferência a camas montessorianas em modelos diferentes, como cama de cabana, de casinha e até com escorregador.
Passo 2: escolha móveis infantis
Os móveis infantis possibilitam a montagem de um espaço próprio para o pequeno, onde ele consiga com maior facilidade estudar, brincar ou até mesmo fazer bagunça.
Ademais, móveis com “tamanho de criança” diminuem as possibilidades de deixar a criança com sentimento de vulnerabilidade, já que o baixinho não ficará assustado com o mobiliário grande para ele.
Portanto, algumas sugestões são utilizar mesas e cadeiras baixas e pequenas, tapetes e outros itens de decoração que estimulem a criança a descobrir novas possibilidades.
Passo 3: cuidado com o excesso de informações
É bacana organizar uma decoração montessoriana com itens que despertem a atenção das crianças.
Mas, no quarto, muita informação pode confundir os baixinhos e com isso, ele acaba perdendo o foco em certas tarefas, já que tem diversas coisas para ver e fazer.
Dessa forma, evite colocar muitos objetos e escolha sempre um visual mais limpo.
Uma dica é utilizar móveis multifuncionais, como por exemplo uma caixa de brinquedos que serve também como banco ou até mesmo uma cama que contenha um gaveteiro embutido.
Além dos elementos decorativos, também é fundamental ficar atento quanto às cores utilizadas no espaço.
Tons pastéis são ótimas alternativas para o quarto, pois proporcionam paz e relaxamento.
Gradativamente, conforme a criança for crescendo, é possível ir colocando cores mais fortes e brilhantes para estimular as brincadeiras.
Passo 4: Segurança em primeiro lugar
Esse método garante uma primeira infância com mais liberdade e estímulos.
Contudo, é necessário ficar atento quanto à segurança, sendo fundamental planejar a posição dos móveis para tampar tomadas ou então colocar protetores que impedem o acesso à rede elétrica.
Ademais, coloque grades ou redes nas janelas e outras saídas do quarto, para que a criança possa explorar o espaço sem ficar exposta aos riscos.
O ideal é escolher móveis sem quinas ou detalhes pontiagudos.
Mas, caso já tenha comprado os móveis, é possível adquirir protetores. Para a cama, instale um protetor lateral, que evita que a criança caia enquanto estiver dormindo.
A colocação de tapetes além de deixar o espaço mais bonito é uma ótima opção para proteger e amortecer possíveis quedas da criança.